RIO - A empresa de música digital Rhapsody comprou briga com o iTunes, da Apple, ao anunciar que vai começar a oferecer canções online no formato mp3 através de sócios que incluem o Yahoo! e a empresa de telefonia móvel Verizon Wireless. Uma campanha avaliada em cerca de US$ 50 milhões fará parte do lançamento da nova plataforma. Os usuários do serviço poderão comprar músicas através dos celulares da Verizon e depois copiá-las para seus computadores.
Até agora a Rhapsody, empresa da Real Networks e da MTV, tinha apenas um serviço por assinatura, que permitia que se ouvisse música online por mensalidades de US$ 13 a US$ 15, mas sem downloads.
No mês passado, o Napster lançou sua própria loja virtual, juntando-se ao Wal-Mart e à Amazon.com, que entraram no incipiente mercado em 2007. Por enquanto nenhuma das rivais conseguiu fazer frente ao iTunes, que tem 70% do mercado de música digital nos Estados Unidos.
No ano passado as quatro grandes da indústria fonográfica (Vivendi's Universal Music, Sony BMG, Warner Music e EMI) resolveram permitir a comercialização de música digital sem sistema anticópia, o DRM (sigla para Gestão de Direitos Digitais, em inglês). Com isso, o mercado se abriu para outras empresas de venda online de mp3.
Fonte: O Globo
segunda-feira, junho 30
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